top of page

Viana do Castelo 2012​

Volta às origens

Setembro de 2012



O sonho de conhecer a cidade onde teria surgido o sobrenome Tourinho, no Norte de Portugal, tornou-se realidade para 27 participantes do encontro de Viana do Castelo. O evento começou com um jantar no dia 6 de setembro, na Casa Melo Alvim, casarão histórico da cidade, onde - descobrimos isso no local, com um historiador - teria morado a esposa de Pero do Campo Tourinho antes do casamento. Foi  uma festa de confraternização, com música e dança, que ajudou a animar ainda mais o grupo. 


 

Leia o jornal ao lado e veja quem participou e os detalhes de Viana do Castelo/2012

Contato direto com a história

​Setembro de 2012

A parte cultural de nosso evento foi abrilhantada com a palestra do professor português António Matos Reis, que apresentou detalhes de seu livro "Entre o sucesso e a desgraça - Pero do Campo tourinho, fundador de Porto Seguro". O professor fez questão de nos acompanhar, em seguida, num passeio pelo centro histórico, onde fica a Rua do Tourinho.

A programação do dia incluiu, ainda, uma visita ao Museu do Traje, onde a família foi recepcionada pelo presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa.


 

Emoção no Lugar de Tourim
Setembro de 2012

O terceiro dia do encontro de Viana do Castelo começou com uma visita ao Lugar de Tourim, na freguesia de Amonde. Pesquisadores dizem que Tourinho seria aquele que vivia em Tourim, originário de Tourim. Ou seja, a origem do sobrenome estava sob os pés dos participantes do encontro, que foram ciceroneados pelo presidente da Junta de Amonde, Paulo Órfão.

O ponto forte da visita, que encheu de emoção todos os participantes, foi conhecer a Ponte de Tourim, uma construção da Idade Média sobre o rio Ancora. Após a visita, o encontro foi encerrado com um almoço na Pousada Santa Luzia, no alto do morro de Santa Luzia, de onde se tem uma bela vista da cidade e do mar, de onde teria partido Pero do Campo Tourinho para o Brasil, em 1535.

 

bottom of page