top of page

Origem

A Família Tourinho tem sua origem na Vlia de Viana do Alentejo, antiga Viana a par de Alvito, em fins do século XIII, inícios do século XIV, quando lá vivia Martim Tourinho. Em fins do Século XV, em razão do casamento de Gil Pires Tourinho com Branca de Quesada, a família deslocou-se para a Vila de Viana de Caminha, também conhecida como Viana da Foz do Lima, atual Cidade de Viana do Castelo, na região do Minho, Norte de Portugal. Assim, parece que os Tourinhos é que deram  nome ao lugar do Tourim, na Freguesia de Nossa Senhora do Amonde, às margens do Rio Âncora, naquela municipalidade, e não o contrário. Deram nome também à Rua do Tourinho, no centro de Viana do Castelo, onde tinham seu solar.

 

Em setembro de 2012, fizemos um encontro em Viana do Castelo e  visitamos o Lugar do Tourim. Conosco foi o professor português António Matos Reis, autor do livro "Entre o sucesso e a desgraça - Pero do  Campo Tourinho, fundador de Porto Seguro". Tourinho, reforçou o  professor, era o nome dado às pessoas originárias de Tourim.

 

Há uma teoria, defendida pelo professor Francisco Antonio Dória, de que haveria uma origem judaica no nome Tourinho. Segundo ele, Tourinho  vem de torá, através do feminino e diminutivo tourinha, que tanto significa pequena torá quanto gente judenga, mas os testes de DNA da família não comprovaram esta afirmação, uma vez que a varonia dos Tourinhos tem sangue celtibero.

Armorial

São as Armas da Família: num escudo de campo verde, um touro passante, cosido de vermelho, armado de prata e unhado de ouro; elmo de prata, aberto e guarnecido de ouro; paquife de vermelho e verde, e, por timbre, o touro do escudo. São armas que existiam antes de 1509, já que aparecem no Livro do Armeiro-Mor.

São as Armas do Ca- pitão-Donatário Pedro do Campo Tourinho: num escudo de campo prata, um touro passante, cosido de vermelho, armado de prata e unhado de ouro, sobre uma campanha verde, e, por timbre, o touro do escudo.

Armas do Ramo Ferreira Tourinho, do 1.o Visconde de Tourinho: escudo partido; 1 de Tourinhos; 2 de Ferreiras; timbre de Ferreiras.

Armas do 2.o Visconde de Tourinho: escudo esquartelado; 1 de Tourinhos; 2 de Ferreiras; 3 de Vasconcellos, e 4 de Pintos; timbre de Ferreiras.

Armas do 3.o Visconde de Tourinho: escudo de Tourinhos; timbre de Tourinhos.

bottom of page